O(a) pesquisador(a) egresso(a) do mestrado em Comunicação compreende as interferências sócio-históricas das práticas e dos produtos das narrativas mediadas e as representações das produções de subjetividades e identidades, em contextos globais e locais, priorizando o contexto amazônico. Esse(a) mestre(a) tem uma formação que lhe permite intervir criticamente na realidade, a partir das assimetrias e das desigualdades sociais expressas nas mediações e nas representações das diferentes materialidades comunicacionais.
Esses preceitos se inscrevem ainda nos âmbitos da liberdade de expressão, do direito à informação, das ações e políticas públicas, das questões ambientais, de gênero e étnicas e das tendências de mercado, sob a égide de um pensamento crítico e um pertencimento local, regional, nacional e global, em evidente diálogo com as formações sociais e humanas nos cursos de graduação e pós-graduação da UNIR, preceitos dos quais partem os docentes que integram esta proposta, mirando no ingresso e na formação de um público heterogêneo e interdisciplinar, para quem a comunicação deve ser tecido de enlace. É um(a) pesquisador(a) que incorpora conhecimentos das técnicas, estéticas e narrativas das práticas e das produções comunicacionais em diálogo com suas dimensões sociais, culturais, históricas, econômicas, políticas e éticas.